1.19 “The Purple Testament” (O Testemunho Rubro)

Posted: 19.10.10 | Postado por Unknown | Marcadores: , , , ,
Directed by Richard L. Bare
Written by Rod Serling

Willian Fitzgerald, um tenente servindo na 2ª guerra mundial, ganha a habilidade de saber quem vai morrer, via, uma estranha luz que aparece no rosto da pessoa. Depois de predizer corretamente várias morte, ele diz ao seu amigo, Capitão Riker, o que ele é capaz de ver, mas o Capitão não sabe se acredita ou não. Riker consulta Gunther, o médico do pelotão que pensa que pode ser fadiga e sugere que o tenente deveria descansar. Fitzgerald acaba indo para o hospital para ver um de seus homens, Smitty, que deve resistir aos ferimentos. Mas ele vê a estranha luz atravessando o rosto do sujeito e conhece o seu destino.

Quando se torna real sua previsão ele surta no hospital. De volta á tenda, ele revela á Riker que viu a luz no rosto dele. Apesar de dizer á Fitz para esquecer isso e se preparar para a batalha, Riker separa alguns objetos pessoais - algumas fotografias e seu anel de casamento - antes de entrar em combate. No acampamento, os homens discutem sobre os rumores das previsões do Tenente, mas Riker diz à todos os soldados que não existem “pessoas que lêem a mente” no acampamento. Fitz, observando o rosto dos homens e percebendo que ele pode causar um motim, concorda.

Na batalha que se segue, todos retornam exceto Riker, que é morto por um Sniper. Capitão Gunther dá noticias ao Tenente que ele deve retornar aos quartéis-generais para um descanso merecido, mas enquanto o Tenente apanha seu equipamento, ele se vê no espelho e reparar na luz em seu rosto. Um motorista vêm para buscar Fitz para levar ao QG, mas o Tenente aparenta distância, como se resignado ao seu próprio destino.

O Sargento dispensa os dois, e diz ao motorista ter cuidado no caminho; não checaram completamente a estrada á diante para ver se há minas. Os soldados se agrupam para ouvir instruções e enquanto recebem ouve-se ao longo o barulho alto de uma explosão.

Um bom trabalho de roteiro um tanto pouco aproveitado. Mais uma vez Rod Serling fecha o episódio com uma frase de Shakespeare: “ Ele veio denunciar o testemunho rubro de uma guerra sangrenta.” Uma critica mordaz á nossa mortalidade e como o homem não vale nada perante á guerra.

.curiosidades: Dean Stockwell foi originalmente convidado para fazer o papel principal, mas acabou fazendo o episódio “A Quality of Mercy”.
A conceitualização de ver uma luz no rosto de quem vai morrer também foi reutilizada no episódio “Into The Light” de 2002.

.Thiago Manzo

0 comentários:

Postar um comentário