1.7 “The Lonely” (O Solitário)

Posted: 20.7.10 | Postado por Unknown | Marcadores: , ,

Written by Rod Serling
Directed by Jack Smight

Esse é o tipo de roteiro e produção que define Twilight Zone. Roteiro objetivo, de estilo característico. Música de impacto marcante de Bernard Herrmann, um dos maiores compositores de Hollywood (Psicose, Tubarão) e atuação de Jack Warren (12 Homens e um destino).

O clássico começa assim: Em 2046, um prisioneiro é setenciado a viver num confinamento solitário no planeta deserto Ceres, lá de tempos em tempos ele recebe a visita de uma nave que deixa suprimentos e notícias da Terra. Nessas viagens o prisioneiro (James Corry) cria um laço de amizado com o capitão da nave, Allenby, que sempre tenta animar James. O ponto alto da espera é encontrar Allenby e jogar um xadrez ou beber alguma cerveja na barraca improvisada que fizeram para o prisioneiro. A tentativa de manter ele são pelo capitão se sustante em tentar deixar sua vida e o resto de sua sentença humanamente superável tentando fazer com que ele pense na solidão. Nessa viagem especifica, entretanto, Allenby diz a James que ele tem uma “entrega especial” para ele e que ele deveria receber ela de mente aberta. Ao abrir o container, ele percebe que foi deixado um robô feminino chamado Alicia, para fazer companhia. À principio, James detesta o presente do capitão tratando ela apenas como uma máquina; pele sintética e fios por dentro apenas. Mas quando James vê Alicia chorando ele começa a se apaixonar.

O tempo passa e o capitão retorna trazendo ótimas noticias de que ele foi perdoado na Terra e julgado por uma comissão de direitos humanos pela forma de seu julgamento brutal de ser enviado para a reclusão e que ele pode retornar imediatamente, porém, a nave só tem espaço para uma pessoa e 20 kgs de bagagem. Ele não entende no começo e tenta levar Alicia mas é negada a possibilidade dela ser embarcada junto devido ao peso. Ele argumenta freneticamente que ela precisar ir junto pois não é um robô, mas uma mulher. O medo de sua solidão transformou aquilo que ele conhecia como apenas uma máquina se tornou seu melhor companheiro e amiga, alem de estar apaixonado, o medo da solidão não aceita que ele veja a realidade e como uma forma de sobrevivência, ele enxerga ela como um humano. Vendo que não há possibilidades de convence-lo o capitão puxa sua arma e atira no rosto de Alicia. James se desespera mas ao ver o rosto de sua “mulher” feito de fios e placas de metal, ele começa a cair na real e percebe que ele vai deixar pra trás apenas a solidão.

.curiosidades: Primeiro de muitos episódios gravados no deserto de Death Valley (I Shot an Arrow into the Air, "A Hundred Yards Over the Rim" and "The Rip Van Winkle Caper").

.Thiago Manzo

0 comentários:

Postar um comentário