1.8 “Time Enough at Last” (Enfim, Tempo Suficiente)

Posted: 26.7.10 | Postado por Unknown | Marcadores: , , , ,

Written by Rod Serling
(Baseado num conto de Lynn Venable)
Directed by John Brahm

Um dos episódios mais parodiados ao longo do tempo e com um dos melhores e mais recorrentes atores de twilight zone: Burgess Meredith (Pingüim do Batman, treinador do Rocky, voz do narrador de Twilight Zone: The Movie); na verdade, um dos atores preferidos de Rod Serling junto com o mesmo ator que fez A Passage for Trumpet(Jack Klugman).
Á partir de The Lonely, os episódios começaram a ter um nível de roteiro e história de excelência insuperável que chega a ser difícil não assistir a série. A consolidação já estava bem feita á esse ponto nas televisões americanas e muito se deve à esses episódios que se seguem.

Henry Bemis é um bancário que adora ler livros e sente extremo prazer nisso. Infelizmente, seu chefe e sua esposa não compartilham da mesma idéia. Enquanto o dia se segue, ambos são mostrados odiando as atitudes de Bemis, chamando o hobbie dele de irregular e sem sentido. A raiva de sua esposa chega a tal ponto que ela pede para ele ler uma poesia de um de seus livros. Ao se animar com o pedido, ele abre um dos livros e vê todos as frases riscadas em todas as páginas.
Para entender Henry, vocês precisam entender seu jeito de ver o mundo, o prazer que ele sente só é compartilhado por aqueles que também amam a leitura, que viajam para uma área remota, bem longe daquela conhecida pelas pessoas comuns, ao pé da imaginação. Um homem franzino, de caráter fraco, gentil, com óculos de grau fortes e um senso de sabedoria escondida que se sente só de vê-lo.

No dia seguinte, Henry almoça (e lê) dentro do cofre do banco. O lugar mais sossegado e tranqüilo na hora do almoço. No jornal dele, vê-se a seguinte noticia: “Bomba H capaz de destruição total.” Momentos depois, uma grande explosão é ouvida e tudo treme levando Bemis á inconsciência. Quando ele acorda, abre o cofre e descobre que toda a cidade foi destruída, o banco já não existe mais. Ele está testemunhando o resultado da queda da bomba descobrindo que ele é o único homem vivo na Terra.

Ele se encontra, ao passar do tempo, num mundo de abundância e vazio, com comida para durar uma vida inteira e a solidão tomar conta de sua sanidade. Enquanto ele começa perder a esperança e tentar o suicídio com uma arma, ele vê a biblioteca municipal em ruínas. Ele investiga e descobre que alguns livros estão intactos e possíveis de serem lidos. Todos os livros que ele sempre quis estão á distância dos seus dedos e ele finalmente tem todo o tempo do mundo para ler, sem ninguém para o parar.

Henry organiza os livros em ordem que ele tem intenção de ler para os próximos anos, ao pegar o primeiro livro, ele tropeça e os óculos se quebram em mil pedaços. Sem os óculos, Henry é virtualmente cego sem eles. Em lágrimas(e eu também), ele começa a pegar os restos de seu óculos. “Não é justo, simplesmente não é justo. Eu tinha tempo agora. Eu tinha todo o tempo que eu precisava... Não é justo!”

Um grande episódio que fala sobre discussões sociais como anti-intelectualismo, os perigos da tecnologia e a diferença entre Solitude e Solidão.

.curiosidades: a temática da solidão é recorrente (medo de solidão) e pode ser visto em outros episódios como: “Where is everybody?, The Mind and the Matter.”
O jogo para PC Fallout Tactics inclui uma aventura no qual um bibliotecário que vive num planeta isolado quer que o jogador ache os óculos perdidos dele para que ele leia seus livros.
Em Wall-E pode se ver óculos quebrados numa cena jogado no meio de uns entulhos.

.Thiago Manzo

1 comentários:

  1. Alessandro disse...
  2. Thiago, muito bom o seu blog.

    Eu gostaria de achar pessoas que se interessassem também pela ótima série de 1985. Não existem boas legendas da 1a. temporada. As que existem são muito mal traduzidas.

    Tenho um bom conhecimento de inglês e gostaria de fazer essas legendas, mas sozinho, meu conhecimento não é suficiente.

    Se você souber de alguém, me manda um email (abrahans@bol.com.br)

    Um abraço!

Postar um comentário