1.6 “Escape Clause” (Contrato de Fuga)

Posted: 16.7.10 | Postado por Unknown | Marcadores: , , , ,
Written by Rod Serling
Directed by Mitchell Leisen

Walter Bedeker é um hipocondríaco abusivo e de péssimo humor que vende sua alma ao diabo, com um nome bem singular de “Cadwallader”, pois ele gosta do som dessa palavra, em troca da imortalidade sendo que ele adiciona condições o suficiente para se manter longe das garras do diabo eternamente. Com essa premissa, você tem uma estória com traços cômicos e cheio de jogos. Bedeker é um homem que fantasia o que parece ser doenças de diversos tipos, não há uma definição de alguma coisa, mas a verdade é que ele é um aproveitador das pessoas à sua volta, um homem pragmático.

Uma clausula de escape ou um contrato de fuga é qualquer clausula, termo ou contrato que permite que uma das partes do acordo evite que o contrato seja cumprido.
O que intriga é que o diabo não se sente surpreendido pelos termos e além de tudo adiciona que se ele quiser “pode morrer a hora que desejar”. Essa é a clausula de escape.

Ele usa a sua invulnerabilidade recém ganha para conseguir dinheiros de seguros e emoções rápidas e baratas se jogando de prédios, causando acidentes e em um deles ele acaba matando sua mulher que tenta parar o seu pulo de um edifício. Em vez de se sentir culpado, com um cálculo rápido e frio, Bedeker se entrega à polícia, pois cansado desse jogo que têm feito ele se acusa do “assassinato” de sua mulher para experimentar a cadeira elétrica e sentir a sensação de tomar choque e não morrer. Vendo por um certo prisma da aventura, ele quase que vira um fetichista, apesar de não haver nada de sexual no que ele faz, mas, ir de um extremo a outro na sua vida quando você tinha medo inconsciente de morrer de qualquer coisa desde gripe e uma lufada de ar frio para ser invencível e imortal é um grande passo para um homem, logo, começar a experimentar tudo sem rédeas virou o ponto mais alto dessa mudança, encarar a cadeira elétrica séria um complemento maior, pois, confirmar um símbolo de morte que não vai matar ele nunca.

Mas eis a surpresa: em vez de ser condenado à morte, ele é condenado à prisão perpétua. Tendo que passar o resto de sua vida dentro de uma cela. Sem liberdade alguma. Tudo graças ao seu advogado que é muito bom e o mantém afastado da cadeira elétrica. Do que vale ser imortal e permanecer o resto da vida preso? Ele lembra-se da clausula de escape e resolve utiliza-La tendo um ataque cardíaco. E como é dito na narração final do Mr. Serling: “Todo homem foi posto na Terra condenado a morrer. Tempo e método de execução desconhecido.”
Como eu disse em posts antigos. Trata-se muito do medo nos episódios de Twilight Zone e esse em especial, trata do medo da mortalidade, pois o homem é o único animal do mundo que é mortal porque sabe a hora do seu nascimento e sabe que vai morrer. Nenhum outro animal do mundo é mortal. Eles existem e se vão como manda a ordem natural do universo. O pior de tudo não é saber que você vai morrer. Mas sim NÃO saber quando morrer.

.curiosidade: Esse episódio é um de três que foram vendidos em um pacote para os patrocinadores assistirem e conhecerem a série. Os outros dois eram: The lonely e Mr. Denton on Doomsday.

.Thiago Manzo

0 comentários:

Postar um comentário