1.14 “Third From the Sun” (Terceiro à Partir do Sol)

Posted: 7.9.10 | Postado por Unknown | Marcadores: , ,
 Directed by Richard L. Bare
Written by Rod Serling (Conto de Richard Matheson)

Apesar da sua temática cientifica, a estória se desenrola numa esteira progressiva muito bem construída baseada no que pode acontecer á dois colegas de trabalho de um foguete e sua família. Tudo dirigido de uma forma que culmina numa revira-volta singela mas de grande impacto.

Will Sturka, um cientista que trabalha numa base militar do governo, tem produzido uma serie de Bomba-H em preparação para uma iminente guerra nuclear. Sturka percebe que existe apenas uma alternativa para escapar da destruição total, essa sendo, roubar uma nave espacial secreta dentro da base. Ele planeja tudo isso com seu colega Jerry Riden, junto com as esposas e sua filha. Os dois planejam por meses, secretamente carregando a nave com suplementos e preparando a nave para a partida.

Novamente, o tema recorrente e em vogue na década de 60 que é a guerra fria, o medo consciente da presença constante do fantasma da destruição em massa. Quando a produção das bombas aumenta, Sturka percebe que o tempo está acabando, então, junto com Riden resolvem por o plano em ação - levar a família para conhecer a aeronave, render os guardas e partir com a nave - mas Carling, um dos colegas ouve a conversa. Naquela mesma noite, ele faz uma visita inesperada no jantar de despedida das famílias, e, obviamente sabendo avisa que “muitos eventos podem acontecer em quarenta e oito horas.” Ao sair da casa, é hora de por o plano em ação.

Os cinco vão para o local de lançamento da aeronave, há um contato no local que os vê com uma lanterna. Fazem sinal e ao chegarem próximo vêem que é Carling, com uma arma avisando que é melhor eles voltarem pois estão presos todos presos por deserção. As mulheres, assistem tudo do carro horrorizadas, ao chegar próximo da porta, Carling é desarmado pela filha de Sturka, Jody, que empurra a porta e faz cair a arma de Carling. Eles deixam-no desmaiado e correm para a nave escapando dos guardas e se lançam para a estratosfera e além.

Em segurança e em rota definida, eles se acalmam e começam a discutir sobre a direção que irão tomar. Uma rota certa, limpa e segura  de 14 milhões de quilômetros para um local misterioso que acreditam que há pessoas parecidas com eles, um lugar chamado Terra: O terceiro planeta à contar do sol.

.curiosidades: A Aeronave foi emprestada de uma outra produção da MGM de muita repercussão “Forbidden Planet”.

.Thiago Manzo

0 comentários:

Postar um comentário