1.16 “The Hitch-hiker” (O Caroneiro)

Posted: 20.9.10 | Postado por Unknown | Marcadores: , , ,
Directed by Alvin Ganzer
Written by Rod Serling (conto de Lucille Fletcher, adaptado de uma peça de rádio)

Mais um clássico do Twilight Zone a história começa com uma uma mulher, Nan Adams, trocando o pneu furado de seu carro numa viagem cruzando o país de New York para Los Angeles. Quando ela guia para sair da oficina, ela repara um homem estranho pedindo carona, vestido roupas simples com terno e chapéu velhos. Desconfortável, ela manobra rapidamente. Ao longo do tempo, ele vem pedindo carona durante a viagem sempre do lado do acostamento, ela vai ver ele muitas vezes. Um dos maiores temores (e sabendo que o tema principal da série é o medo) dos americanos na época era dar carona, um numero grande de homicídios acontecia em estradas pouco movimentadas e desertas, alias, um estudo observou que a quantidade de carros aumenta numa estrada se esta já teve algum caso de assassinato público. A tensão dela aumenta cada vez mais e quando ela está parada num cruzamento de trens e quase é atingida por um ao tentar fugir do homem, ela se convence que ele está tentando matar-La. Ela só para quando necessário, mas o homem está sempre lá.

Quando ela se perde no Novo Mexico, ela encontra um homem diferente, um marinheiro saindo de sua folga e voltando para o navio atracado em San Diego. Ansiosa por proteção do estranho, ela se oferece á dirigir até San Diego para deixar o marinheiro. Entretanto, ela ainda está paranóica com o homem, e, quando ela o vê na estrada, tenta atropelá-lo, o marinheiro que não viu o homem, teme pela sanidade de Nan e a abandona. No Arizona, Nan liga para sua mãe. Mas a mulher que atende o telefone, Sra. Whitney diz que a Sra. Adams está no hospital: ela teve um ataque nervoso depois de descobrir que a filha, Nan, foi morta num acidente de carro depois que o pneu estourou e capotou. Nesse momento Nan percebe a verdade: O homem estranho não é alguém que quer lhe fazer mal, mas sim a personificação da morte em si, pacientemente esperando ela perceber que já está morta há muito tempo.

Nan retorna ao carro e vê o homem sentado no banco de trás olhando pelo retrovisor, “Acredito que vocês está indo... Na minha direção?” ela pergunta, amigavelmente. Nan aceita seu destino, e segue sua viagem final.

.curiosidades: O nome da protagonista é uma homenagem á filha de Rod Serling.
Na peça original de rádio, foi produzida três vezes e em todas quem narrava era Orson Welles.

.Thiago Manzo

0 comentários:

Postar um comentário