1.30 “A Stop at Willoughby” (Uma Parada em Willoughby)

Posted: 5.2.11 | Postado por Unknown | Marcadores: , ,

Directed by Robert Parrish
Written by Rod Serling

Gart Williams é um executivo Nova-iorquino extressado com a sua carreira. Seu chefe mandão, Oliver Misrell, enfurecido pela perda de uma grande conta, dá um sermão sobre esse ser um negócio de “empurrar, empurrar, empurrar”. incapaz de dormir direito em sua casa, ele acaba cochilando no trem durante a sua viagem diária pela neve de Novembro.

Ele acorda e descobre que o trem virou uma Maria fumaça de 1880, vazia exceto por ele mesmo. O sol brilha forte lá fora e enquanto ele observa pela janela, ele descobre que o trem está em Willoughby e que é julho de 1888. Ele descobre que esse é “ um lugar tranqüilo, pacifico onde um homem pode desacelerar e viver sua vida em total medida.” Sendo acordado para o mundo real, ele pergunta ao condutor sobre Willoughby, mas o condutor responde que não existe essa cidade em nenhum itinerário e nunca ouve.

Naquela noite, ele tem mais uma discussão com sua mulher, Jane. Egoísta, fria e sem modos, ela faz ele perceber que ele é apenas uma máquina de cuspir dinheiro para ela. Ele conta sobre seu sonho e sobre Willoughby, apenas para ser ridicularizado em “ter nascido muito tarde”, declarando seu “erro miserável” em ter casado com um homem “que o maior sonho é ser Huckeberry Finn.”

Na semana seguinte, Williams novamente vagueia nos sonhos por Willoughby. Quando ele vai sair do trem e experimentar tudo de novo, o trem engata e trás ele de volta ao presente. Williams promete a si mesmo que vai saltar na próxima vez. Experimentando um ataque de nervos no trabalho, ele liga para sua mulher que quando mais precisava, ela desliga. Novamente, voltando pra casa, ele adormece. Dessa vez, o condutor o recebe calorosamente para a porta do trem e ele larga sua maleta.

Saindo do trem, ele é recebido por vários habitantes, que recebem ele pelo nome, planejando ficar e participar daquela vida idílica. Numa transição de câmera com fade-out vemos o pendulo de um relógio de uma estação para a lanterna bruxuleante de um maquinista, sobre o corpo de Williams. O condutor explica que Williams “gritou algo sobre Willoughby”, antes mesmo de saltar do trem em movimento e morrer imediatamente. O corpo de Williams é carregado pra dentro do vagão de carga e posto dentro de um caixão. Do lado está escrito “Casa funerária Willoughby & filhos.”

.curiosidades: O filme da TV “For All Time” de 2000 foi baseado nesse episódio.

.Thiago Manzo

1 comentários:

  1. Ulisses hq disse...
  2. Episódio clássico de TZ. Um dos melhores!

Postar um comentário