1.9 “Perchance to Dream” (Talvez sonhar)

Posted: 3.8.10 | Postado por Unknown | Marcadores: , , , ,
  Written by Charles Beaumont
(baseado num conto de mesmo nome publicado em novembro de ‘58)
Directed by Robert Florey

“Dormir... Talvez sonhar.” O título deste episódio vêm do monologo mais famoso do bardo inglês William Shakespeare, retirado de Hamlet. Melhor nome não poderia ser dado para essa obra. Com um peso filosófico tremendo existe a premissa de um homem que não pode dormir e nem consegue ficar acordado.

Edward Hall, um homem com problemas cardíacos acredita que se ele dormir pode nunca mais acordar, e, estando acordado agrave a sua condição. Ele procura ajuda do psiquiatra Rathmann e conta que ele vem sonhando em capítulos, como num seriado. Nos seus sonhos, uma dançarina de nome Maya, convida ele para uma viagem num trem-fantasma, mas seu subconsciente sempre lhe diz que algo pode dar errado. Percebendo que Rathmann não pode lhe ajudar, Hall, saí do consultório e se depara com a secretária que se parece igualzinha à Maya. Ele volta correndo para dentro da sala e se joga da janela.

Na verdade, o doutor chama a recepcionista que entra e vê Hall deitado no sofá. O doutor explica que Hall entrou e deitou, dormiu imediatamente e alguns segundos depois soltou um grito aterrador e morreu. Concluindo o doutor diz: “Bem, parece que há formas piores para morrer, pelo menos ele morreu em paz...”

Esse episódio e seu cunho filosófico esta totalmente ligado à realidade de diversas pessoas que passam a vida num estado de sono profundo e morrer pode até ser sua salvação ou sua redenção. Mas o importante é de onde vêm o título.

.curiosidades: O título vem do monologo de Hamlet. Ato III cena I.
Este é o trecho que ele aparece:

“Morrer para dormir... É uma consumação
Que bem merece e desejamos com fervor.
Dormir... Talvez sonhar: eis onde surge o obstáculo;
Pois quando livres do tumulto da existência,
No repouso da morte o sonho que tenhamos
Devem fazer-nos hesitar: eis a suspeita
Que impõe tão longa vida aos nossos infortúnios.”
 
.Thiago Manzo
.

0 comentários:

Postar um comentário