1.10 “Judgement Night” (Noite do julgamento)

Posted: 9.8.10 | Postado por Unknown | Marcadores: , ,
Written by Rod Serling
Directed by John Brahm

Este é um dos mais difíceis e complicados roteiros já escritos na primeira temporada. Começa com Karl Lanser, o protagonista, no convés do navio. Ele está ansioso e logo sabemos que ele não tem idéia nenhuma de como veio parar a bordo ou com quem ele é. Parado no deck ele desce para jantar junto com a tripulação e os passageiros. Ouvindo o capitão comentar sobre U-boats alemães, Lanser parece entediado e explica com riqueza de detalhes como não saberíamos de sua presença. Ao ser perguntado de onde ele é e quanto tempo ele está na Inglaterra, Lanser explica que ele não é de lá e que nasceu em Frankfurt, Alemanha. Ele sempre aparenta estar confuso, e, vai para sua cabine dizendo estar doente.

Ainda no deck, ele fala com outro membro da tripulação, Sra. Pennyweather. Ao longo do tempo, ele vai ficando mais preocupado e estressado e ele começa a divagar de como todos irão sofrer um fim fatídico. Ele sabe quem ele é mas não sabe dizer quem ele é. O capitão deseja vê-lo novamente. Após uma breve conversa, ele tem suspeitas de Lanser, que nasceu na Alemanha mas não tem documentos para provar. O capitão manda um servente do navio para a cabine de Lanser, vasculhando em suas coisas ele encontra um cap de oficial da marinha alemã. Lanser, logo depois, inspeciona o cap e percebe que tem seu nome no interior.

Lanser começa a ficar cada vez mais em pânico ouvindo os outros passageiros discutir sobre a Guerra, ele sente uma sensação de déjà vu, e esta se tornando cada vez mais freqüente. É obvio neste ponto que ele é um oficial alemão. Lanser tem certeza que o navio será atacado. As 12.05hrs os motores param garantido a certeza que algo acontecerá ás 01.15hrs. Sem conseguir convencer a todos, ele sofre na agonia de ver os passageiros morrerem, pois não acreditam nele. Precisamente na hora que ele disse o navio é afundado por um submarino alemão por um certo Kaptain Leutnant Lanser.

Mais tarde, Lanser está numa cabine dentro do U-boat, recordando da noite. Quando o segundo em comando pergunta para Lanser se eles serão julgados por atacar o navio indefeso, Lanser responde que apenas os britânicos poderão julgá-los. Um dos tripulantes pergunta se Deus também não julgará eles talvez fazendo reviver os momentos finais do navio condenado. E assim termina o episódio: com uma pergunta em aberto. O U-boat está condenado a reviver para sempre o afundamento do navio com Lanser sendo a testemunha ocular entre aqueles mortos sem piedade dentro do navio fantasma. Reconta-se o inferno privado de Carl Lanser e ele reaparece no convés do navio - e o pesadelo recomeça...

Uma critica incrível as ações e recriminações feitas pelos atos de crueldade instilados ao longo do tempo pela guerra.

.curiosidade: um outro episódio também trata de reviver o temor da guerra num campo de concentração: Death’s-head Revisited.

.Thiago Manzo

0 comentários:

Postar um comentário