1.11 “And When the Sky was Opened” (Quando o Céu se Abriu)

Posted: 12.8.10 | Postado por Unknown | Marcadores: , , ,
 Written by Rod Serling
Baseado no conto “Disappearing Act” de Richard Matheson
Directed by Douglas Heyes

Três astronautas voando dentro do X-20 Dynasoar indo ao espaço pela primeira vez desaparecem do radar num vôo teste, e reaparecem novamente.
Antes de começar o episodio até mesmo da narração de Serling, essa é a primeira impressão do episódio.
Este episódio é cheio de sutilezas de cenário e detalhes minuciosos que fazem mover a estória.
Coronéis Harrington, Forbes e o Major Gart retornam á Terra com o Gart com uma perna quebrada. Os outros dois vão á um bar e Harrington tem a sensação de que ele não pertence mais a esse mundo. Ele imediatamente vai para uma cabine telefônica para ligar para seus pais, mas esses dizem que eles não tem filhos. Harrington misteriosamente desaparece, e ninguém a não ser Forbes lembra de sua existência quando perguntado. Será que é uma ilusão? Será que ele está ficando louco? Será o único sobrevivente?

Forbes conta a historia ao Gart que diz que ele não conhece nenhum Harrington. Então ele não pode ser o único sobrevivente. Então Forbes se olha no espelho e percebe que não há reflexo e corre pra fora do quarto. Quando Gart consegue se erguer do leito do hospital e correr atrás dele, ele desapareceu tal qual Harrington e questionado novamente ninguém se lembra do oficial. Nesse ponto estamos tão confusos quanto o personagem. O que está acontecendo é a pergunta matriz do episódio.
Logo depois, Gart também desaparece apagando a todos da face da Terra.

Para todas essas perguntas a menos óbvia é a mais coerente. Esta implícito que os homens retornaram já mortos, e eram pra eles estarem supostamente mortos e a nave destruída mas algo aconteceu que eles retornaram á Terra mudando a seguencia real dos eventos final, e, desencadeando uma série de “rupturas” no espaço-tempo continuum, logo, o próprio erro foi sendo acertado e colocando tudo em ordem, por isso, apagando os homens e a nave da História.

Quando eu mencionei sutilezas, eu quis dizer os detalhes que movem a estória. O que sem efeitos especiais foi arranjado com movimentos de câmera, posicionamente e principalmente cenário e objetos de cena.
No começo vemos uma grande lona cobrindo um avião. Quando todos desaparecem, vemos só a lona no chão. No jornal que é vendido ao passar do tempo vemos: “ Três homens retornam...”, depois “Dois homens retornam...”, e, por fim “Homem solitário retorna...”. Tudo isso ajuda a criar o clima magistralmente.

.curiosidades: Richard Matheson, o autor do conto, também é autor de Eu sou a Lenda e Amor Além da Vida.
.Thiago Manzo

0 comentários:

Postar um comentário