1.2 “One for the Angels” (Uma venda para os Anjos)

Posted: 8.6.10 | Postado por Unknown | Marcadores: , , , ,
.Season 1, episode 2

Written by:    Rod Serling
Directed by:  Robert Parrish

Um vendedor, Lew Bookman, é informado pela Morte, ou Sr. Morte, que ele irá morrer à meia-noite. Essa é a premissa inicial do segundo episódio da Season 1, uma premissa um tanto interessante porem pouco aproveitada no seu conceito, talvez por motivos de formatação da série ou de necessidade de querer agradar ao público em geral da época contando como um homem, Lew, carismático e evidentemente um tanto perdido no mundo tenta sobreviver na profissão de caixeiro-viajante. Lembrando uma figura clássica de Arthur Miller, ele se importa e ama o seu trabalho e, se não fosse isso, não teria convencido Sr. Morte a lhe dar mais um dia de vida para que possa fazer a venda da sua vida, uma que ele nunca conseguiu, “uma venda para os anjos”. Assim que a Morte concorda ele resolve abandonar o trabalho de vendedor e achar outra linha de trabalho. Se sente orgulhoso de ter enganado a Morte e virtualmente garantir a sua imortalidade.

Mas não se pode enganar a Morte e com esse senso comum sabemos que isso não irá dar certo, exatamente o que Bookman não contava era que alguém tinha de morrer à meia-noite. Com a sua primeira vitima fora do alcance (devido ao acordo) Sr. Morte decide levar alguém próximo de Lew, a garotinha que adora o caixeiro, uma menina que mora no mesmo prédio. A morte arranja com que um caminhão atropele a menina. Em coma, ele chega para levar a alma dela. A morte é cruel, e não é uma imposição própria dela ser assim, é sua natureza. Com um pouco de aprofundamento no episódio podemos ver que a Morte pode ser o que for até ingênua, como veremos ao longo do desenrolar do conto, mas ser cruel ou impiedosa é de sua natureza. Talvez, no momento em que ela decide levar Lew embora desse plano, ela está sendo misericordiosa para um homem que não agüenta a si mesmo e que a qualquer momento é capaz de chorar se pudesse ter a oportunidade. Algo que até a vida não permitiu.

E assim na hora que seria definida a Morte encontra Lew, que tenta vender ou empurrar os objetos que vende, e ele se esforça como nunca se esforçou na sua vida tentando convencer e amarrando ela numa teia de seduções que apenas um grande vendedor pode fazer, pois quem nunca se sentiu atraído de comprar algo sem necessidade? É de tamanha superação os esforços dele que meia-noite passa. Sendo assim, Morte perdeu seu compromisso. Salvando a vida da garota, voluntariamente Lew Bookman sacrifica a própria vida fazendo a venda dos anjos, uma que consegue persuadir a Morte e assim concluindo o acordo original.
Mais tocante ainda, não é essa fabula mas sim o carisma dele de até no fim tentar pegar sua mala para fazer a venda “nos céus” e a Morte assegurando que essa venda já foi feita.

.curiosidade: O personagem Sr. Morte faz uma outra aparição num episódio futuro em Twilight Zone transformando ele no único personagem recorrente da série.

.Thiago Manzo

1 comentários:

  1. Ulisses hq disse...
  2. Esse episódio é um dos meu peferidos. Ele nos mostra que o status de importância de uma pessoa não está relacionado ao dinheiro e nem a fama. Humildade e compaixão já são o bastante!

    P.S.: Já reparou como o ator Ed Wynn se parece com o nosso Raul Gil?! Melhor dizendo, é Raul Gil que se parece com ele...

Postar um comentário