1.4 "The Sixteen-Millimeter Shrine" (Santuário de dezesseis milímetros)

Posted: 21.6.10 | Postado por Unknown | Marcadores: , , ,
Written by Rod Serling
Directed by Mitchell Leisen

Estrela de cinema já idosa Barbara Jean Trenton se isola na sua sala de cinema privada, onde ela revê as reminiscências do passado vendo seus filmes antigos. Uma mulher que não consegue esquecer o passado nem da lembrança do seu grande parceiro de tela e ídolo já esquecido. Revendo sem parar o filme mais marcante de seu carreira e o personagem que mais se identificou. Tal qual “Distância para Caminhar” (episódio 5), “dezesseis milímetros” também fala do passado com alusões e homenagens á um filme de Billy Wilder do começo dos anos 50. Algo que deve ser dito é que Twilight Zone é uma série que fala sobre pessoas e seus medos, o medo tantas vezes do lugar-comum. Onde nos identificamos e tantas vezes nos perdemos e nos prendemos. Santuário de dezesseis milímetros não é diferente.

Tentando fazer com que ela comece a viver o mundo real ( todo o tempo ela passa trancada dentro da sala de projeção), seu agente consegue uma parte num novo filme que não a agrada nem um pouco. Não é um papel clássico, o cinema está mudado e ela não convence em ser a protagonista. Ela não consegue esconder a desilusão e desiste do papel. O agente dela com medo de que ela se isole mais ainda naquela sala consegue que um antigo colega de trabalho vá vê-La. O mesmo ator que foi apaixonada e teve um romance, o mesmo ator do filme que vê vezes e vezes seguidas. Mas ele já não tem o mesmo encanto, está velho como ela, aposentou-se da atuação e agora é gerente de uma cadeia de supermercados. Isso horrífica Barbara Jean e a motiva a viver completamente dentro da sala.

Um dia a governanta entra para limpar e encontra o cachecol de seda jogado no chão, ela, presa dentro da tela. Num plano muito bem feito ela joga o cachecol e bem feliz numa festa, ele cai em frente a câmera antes do fim do filme. Na sala, o agente encontra o cachecol: “Para os desejos, Barbie, para aqueles que se tornam realidade...”

Foi um episódio bem idealizado e bem roteirizado mas com alguns calombos no meio do caminho. Ótimos paralelos com Sunset Boulevard  e também tem o mesmo compositor musical: Franz Waxman.

.curiosidades: O cenário das escadas foi reutilizado em mais de um episódio da Season 1.

.Thiago Manzo

0 comentários:

Postar um comentário